EVENTO |
DATA |
Submissão dos resumos |
12/09/2024
|
Divulgação dos resultados |
30/09/2024 |
Disponibilização dos certificados |
15/12/2024 |
1.
ÁREAS TEMÁTICAS: serão aceitos
trabalhos nas seguintes áreas temáticas:
1.1. Reprodução, genética e larvicultura,
1.2. Nutrição e
alimentação,
1.3. Sanidade aquícola, imunologia, fisiologia,
1.4. Tecnologia e qualidade do pescado,
1.5. Políticas, economia, social e mercado,
1.6. Qualidade da água e do solo,
1.7. Piscicultura,
1.8. Carcinicultura,
1.9. Malacocultura,
1.10. Algacultura, alimento vivo,
1.11. Aquicultura 5.0, sustentabilidade e engenharia.
2.
REQUISITO PARA A INSCRIÇÃO: Para submeter os resumos o
participante deverá primeiro efetuar o pagamento da inscrição. Este pagamento
deve ser feito até 48 horas antes do prazo final da submissão para que o
sistema possa liberar o envio. Para ter direito ao desconto para estudantes, o
participante deve anexar uma declaração de matrícula na instituição de ensino
no ato da inscrição, desta forma o desconto será autorizado.
3.
NÚMERO DE
TRABALHOS: Cada
participante poderá submeter, no máximo, 4 resumos.
4.
COMPROMISSO DOS
AUTORES: O
aceite do resumo representa um compromisso definido dos autores em apresentar o
trabalho no evento. É necessário estar inscrito no evento para apresentar o
trabalho.
5.
AVALIAÇÃO DOS
RESUMOS: os
resumos serão avaliados por especialistas na área escolhida na ocasião da
submissão. A aprovação dos resumos está condicionada ao atendimento dos
critérios:
5.1. Enquadrar se
nas áreas temáticas estabelecidas no item 1 e relacionados à aquicultura,
5.2. Metodologia
adequada ao objetivo do estudo,
5.3. Resultados
coerentes e consistentes com os objetivos e metodologia,
5.4. Dados
inéditos e resultantes de ações de pesquisa e extensão,
5.5. Formatação de
acordo com as normas estabelecidas nesta chamada,
5.6. Não se tratar
de revisão ou reflexão e outros motivos justificáveis para a recusa.
6.
AVISO DA ACEITAÇÃO: O autor responsável pela submissão será
informado sobre a aceitação ou não do seu trabalho através do e-mail
cadastrado no formulário de inscrição ou através de consulta á área do congressista no site da FENACAM’24. Aqueles que
não forem notificados até o prazo determinado neste documento, devem verificar
as suas caixas de spam ou entrar em contato com a organização através do
e-mail fenacam@fenacam.com.br.
A comissão
científica não realizará modificações adicionais em resumos já revisados.
7.
MODALIDADE DA
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: A organização poderá ao seu critério
modificar a forma de apresentação dos trabalhos de oral para e-poster e vice e
versa por questões de disponibilidade de espaço na programação, tempo ou outros
motivos.
8.
DATA DA
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: A organização recomenda que os autores
planejem com antecedência a sua participação durante todo o evento para
assegurar que estarão presentes no dia e hora definidos para as suas
apresentações uma vez que mesmo após a divulgação das datas das apresentações
dos trabalhos, a organização não se responsabilizará por quaisquer alterações
nas datas e na programação.
9.
DIREITOS AUTORAIS:
Ao inscreverem os seus trabalhos no evento os autores concordam com a publicação do
resumo do trabalho da forma impressa, digital e/ou via Internet, não cabendo
garantia de qualquer direito autoral ou de uso de imagem aos autores;
10. FORMATAÇÃO:
10.1. CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA: 1 página, tamanho A4, retrato,
espaço simples, fonte Times New Roman 12 sem negrito, margens 2,5 cm (superior,
inferior, esquerda e direita). O texto deve ser justificado. Figuras e tabelas
são recomendadas e devem ser coladas como imagens e ajustadas ao tamanho limite
de 1 página do resumo com informações legíveis
10.2. TÍTULO: Deverá ser centralizado
preenchido da forma online durante o
cadastro do trabalho e com fonte Times New Roman 12, letras maiúsculas.
11. AUTORES
Cada trabalho
poderá ter até 6 autores. O(s) nome(s)
do(s) autor(es) devem ser inseridos online no momento do cadastro do trabalho.
Caso haja impossibilidade de apresentação pelo autor, um dos seus co-autores poderá apresentar o
trabalho, desde que inscrito no evento. Durante a submissão, confira com
atenção se todos os autores foram inseridos no sistema e se os dados estão
corretos, uma vez que não será possível editar ou incluir o nome de novos
autores após a submissão do resumo;
12. TEXTO
O texto do resumo deverá caracterizar o trabalho como um
todo, ou seja, deverá conter uma introdução/justificativa, objetivo,
metodologia, resultados, discussão e conclusão, não havendo, portanto necessidade de incluir
esses itens no corpo do resumo. Os mesmos deverão ser redigidos em língua
portuguesa ou inglesa.
13. TABELAS E FIGURAS:
A inserção de tabelas e figuras que
enriqueçam a apresentação dos resultados é recomendada, porém as mesmas não devem ocupar mais do que 40% do espaço do
resumo e devem ser visíveis e com resolução adequada. A fonte dos títulos e
rótulos de dados deve ser a mesma do texto e com tamanho superior a 9. A
formatação do texto e das tabelas deve seguir o modelo a seguir.
A tilápia se destaca no cenário
aquícola brasileiro por ser a espécie de peixe mais cultivada atualmente, com
aproximadamente 254 mil toneladas. O sucesso na produção deve-se principalmente
à facilidade em se adaptar a diversos sistemas de cultivo, dentre eles o
cultivo em bioflocos. Com o objetivo de verificar a
qualidade da água no cultivo da tilápia do Nilo Oreochromis niloticus em sistema de bioflocos e sob diferentes densidades de estocagem, foi
realizado um ensaio na Estação de Aquicultura da UFRPE. Foram utilizados 12
tanques circulares de fibra de vidro (1000 L), abastecidos com 800 L de água maturada
oriunda de um cultivo anterior e com aeração constante. Peixes com 123 ± 4,11 g
foram estocados nos tanques com bioflocos, perfazendo
um delineamento inteiramente casualizado com três
tratamentos (15, 30 e 45 peixes.m-3) e quatro repetições. Os
parâmetros analisados durante 128 dias de cultivo foram oxigênio dissolvido (mg.L-1), temperatura (ºC), pH, alcalinidade (mg.L-1
de CaCO3), amônia total (mg.L-1), nitrito (mg.L-1)
e sólidos sedimentáveis (ml.L-1).
Os resultados das variáveis físico-químicas da água estão apresentados na
tabela 1. O oxigênio dissolvido e a alcalinidade total apresentaram uma relação
inversamente proporcional à densidade de estocagem. Atribui-se,
respectivamente, esses fatos ao consumo de oxigênio pela maior biomassa de
peixes e principalmente pelo processo de oxidação da matéria orgânica acumulada
nos tanques de cultivo, e ao consumo de carbono
pelas bactérias. Por outro lado, os compostos nitrogenados (amônia total e
nitrito) aumentaram com o aumento da densidade de estocagem, porém permaneceram
em níveis aceitáveis durante todo o cultivo. A baixa concentração desses
compostos foi devido à utilização da água de um cultivo anterior que continha
uma comunidade bacteriana estabelecida, principalmente as Nitrosomonas e Nitrobacter, responsáveis pela
conversão da amônia a nitrito e de nitrito a nitrato, respectivamente.
Conclui-se que o sistema de bioflocos pode ser empregado no cultivo da tilápia no Nilo
(Oreochromis niloticus)
nas densidades de 15 a 45 peixes / m-3,
uma vez que as variáveis físico-químicas da água estiveram dentro dos níveis
aceitáveis.
Apoio: CNPq, CAPES, Guabi
14. APRESENTAÇÃO
DOS TRABALHOS
As apresentações dos trabalhos na forma oral e poster deverão ser elaboradas, conforme a seguir
estrutura descrita abaixo:
v
Título e Subtítulo: inserir de forma centralizada
na parte superior do pôster;
v
Autores: Nome completo dos autores, seguido das
afiliações institucionais (nome, endereço e e-mails para contato);
v
Palavras-chave: 3 a 5 palavras-chave do vocabulário
técnico ligadas ao tema do trabalho;
v
Introdução: Contextualização do tema
v
Objetivos: Objetivo geral e específicos do
trabalho;
v
Materiais e métodos: Detalhes dos materiais e
métodos utilizados no estudo;
v
Resultados: Apresentação dos principais resultados
obtidos;
v
Discussão: Análise dos resultados obtidos e
comparação com outros estudos;
v
Conclusão: Síntese das principais conclusões do
trabalho;
v
Referências: Listagem das referências
bibliográficas conforme a NBR 6023;
v
O título das apresentações deve ser idêntico ao do
resumo enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha
de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas
vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por
ponto e vírgula.
14.1. Oral
14.1.1. O número de apresentações
orais nas Sessões Técnicas serão limitadas ao tempo disponível. A
apresentação deverá ser realizada em português;
14.1.2. A duração máxima da apresentação será igual
a 12 minutos;
14.1.3. A apresentação oral deve ser realizada com
slides elaborados em Power Point ® (Microsoft) ou programas similares e exibidos por
meio de um aparelho projetor de slides. Não serão fornecidos outros tipos de
projetores, tais como transparências e vídeos.
14.1.4. Recomendamos aos autores que em suas
apresentações:
a.
Utilizem slides contendo textos objetivos, imagens
e esquemas,
b.
Utilizem fontes e cores nas dimensões e tons
adequados à visualização,
c.
Estimem o tempo da apresentação com base em 1 slide
por minuto,
d.
Ensaiem a sua apresentação com antecedência para
que se encaixe no tempo disponível.
14.2. Poster
As apresentações dos trabalhos na categoria
“e-poster” serão realizadas por meio de um toten
digital para a projeção dos slides. As apresentações deverão ser elaboradas,
conforme a seguir:
Estrutura do e-poster
v
Título e Subtítulo: inserir de forma centralizada
na parte superior do pôster;
v
Autores: Nome completo dos autores, seguido das
afiliações institucionais (nome, endereço e e-mails para contato);
v
Palavras-chave: 3 a 5 palavras-chave do vocabulário
técnico ligadas ao tema do trabalho;
v
Introdução: Contextualização do tema
v
Objetivos: Objetivo geral e específicos do
trabalho;
v
Materiais e métodos: Detalhes dos materiais e
métodos utilizados no estudo;
v
Resultados: Apresentação dos principais resultados
obtidos;
v
Discussão: Análise dos resultados obtidos e
comparação com outros estudos;
v
Conclusão: Síntese das principais conclusões do
trabalho;
v
Referências: Listagem das referências
bibliográficas conforme a NBR 6023;
v
O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo
enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha de
espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas
vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por
ponto e vírgula.
Formatação
v
O arquivo da apresentação deverá estar no formato PPT/PPTX
(Power Point ® Microsoft), no modo retrato com tamanho 16 x 9. Clique AQUI para baixar o modelo a ser utilizado;
v
O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo
enviado previamente para avaliação;
v
Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em
letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas vinculações
institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula;
v
Procure não utilizar imagens muito pesadas como
fundo dos slides para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio;
v
Utilize negrito nas letras, evite o itálico;
v
Utilize itálico para indicar nomes científicos e
termos em outros idiomas.
v Fonte (Arial) nos tamanhos:
n Título geral: 14
n Autores e afiliações: 8
n Subtítulos (Introdução, objetivos....): 10
n Texto 7 a 8
n Títulos tabelas e figuras 6
n Referências 6
n Espaçamento 1 a 1,5
n Todos os elementos devem estar legíveis a uma distância
de 1,0 m;
v
Cores: Utilizar cores contrastantes para facilitar
a leitura. Evitar excessos;
v
Evite textos longos e facilite a compreensão rápida
pelo leitor;
v
Imagens e Gráficos: utilizar imagens de alta
resolução, em quantidade adequada e relevante para o conteúdo apresentado;
v
Os autores podem incluir elementos interativos,
tais como vídeos, a fim de tornar o tema mais atrativo, desde que sejam
exibidos off line e dentro do tempo limite da
apresentação;
v O tamanho do arquivo não deve ultrapassar 30 MB;
v
Não serão aceitos os e-posters que estiverem fora
das normas.
Envio
v O e-poster deve ser enviado através do link disponível na área de inscrição do congressista.
A liberação do envio será feita após o encerramento das avaliações, e o autor responsável pelo
envio do pôster será informado por e-mail.
Apresentação
v Os posters apresentados por alunos de cursos técnicos e
de graduação devem ser revisados pelo professor orientador;
v É obrigatório que ao menos um dos autores do trabalho
apresente o poster, no dia, local e horário estabelecido pela Comissão
Científica das Sessões Técnicas para os interessados. O não cumprimento deste
requisito implicará na suspensão do certificado de apresentação do trabalho no
evento;
v O tempo máximo para a apresentação do e-poster será de,
no máximo, 10 minutos.
15.
CERTIFICADOS
15.1. Os certificados dos trabalhos apresentados na
forma oral e poster serão emitidos pelo autor responsável pelo trabalho no site
do evento após a data limite indicada acima.
15.2. Os dados (Título e Nomes
dos autores) serão aqueles fornecidos pelo autor/apresentador no ato da
inscrição do trabalho.
15.3. Não serão permitidas modificações e /ou acréscimos
posteriores para a emissão dos certificados.