DATAS LIMITES

 

EVENTO

DATA

Submissão dos resumos

12/09/2024

Divulgação dos resultados

30/09/2024

Disponibilização dos certificados

15/12/2024

 

Instruções para a elaboração dos resumos

 

1.         ÁREAS TEMÁTICAS: serão aceitos trabalhos nas seguintes áreas temáticas:

1.1. Reprodução, genética e larvicultura,

1.2.  Nutrição e alimentação,

1.3. Sanidade aquícola, imunologia, fisiologia,

1.4. Tecnologia e qualidade do pescado,

1.5. Políticas, economia, social e mercado,

1.6. Qualidade da água e do solo,

1.7. Piscicultura,

1.8. Carcinicultura,

1.9. Malacocultura,

1.10. Algacultura, alimento vivo,

1.11. Aquicultura 5.0, sustentabilidade e engenharia.

 

2.         REQUISITO PARA A INSCRIÇÃO: Para submeter os resumos o participante deverá primeiro efetuar o pagamento da inscrição. Este pagamento deve ser feito até 48 horas antes do prazo final da submissão para que o sistema possa liberar o envio. Para ter direito ao desconto para estudantes, o participante deve anexar uma declaração de matrícula na instituição de ensino no ato da inscrição, desta forma o desconto será autorizado.

3.         NÚMERO DE TRABALHOS: Cada participante poderá submeter, no máximo, 4 resumos.

4.         COMPROMISSO DOS AUTORES: O aceite do resumo representa um compromisso definido dos autores em apresentar o trabalho no evento. É necessário estar inscrito no evento para apresentar o trabalho.

5.         AVALIAÇÃO DOS RESUMOS: os resumos serão avaliados por especialistas na área escolhida na ocasião da submissão. A aprovação dos resumos está condicionada ao atendimento dos critérios:

5.1. Enquadrar se nas áreas temáticas estabelecidas no item 1 e relacionados à aquicultura,

5.2. Metodologia adequada ao objetivo do estudo,

5.3. Resultados coerentes e consistentes com os objetivos e metodologia,

5.4. Dados inéditos e resultantes de ações de pesquisa e extensão,

5.5. Formatação de acordo com as normas estabelecidas nesta chamada,

5.6. Não se tratar de revisão ou reflexão e outros motivos justificáveis para a recusa.

 

6.         AVISO DA ACEITAÇÃO: O autor responsável pela submissão será informado sobre a aceitação ou não do seu trabalho através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição ou através de consulta á área do congressista no site da FENACAM’24. Aqueles que não forem notificados até o prazo determinado neste documento, devem verificar as suas caixas de spam ou entrar em contato com a organização através do e-mail fenacam@fenacam.com.br.

A comissão científica não realizará modificações adicionais em resumos já revisados.

7.         MODALIDADE DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: A organização poderá ao seu critério modificar a forma de apresentação dos trabalhos de oral para e-poster e vice e versa por questões de disponibilidade de espaço na programação, tempo ou outros motivos.

8.         DATA DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: A organização recomenda que os autores planejem com antecedência a sua participação durante todo o evento para assegurar que estarão presentes no dia e hora definidos para as suas apresentações uma vez que mesmo após a divulgação das datas das apresentações dos trabalhos, a organização não se responsabilizará por quaisquer alterações nas datas e na programação.

9.         DIREITOS AUTORAIS: Ao inscreverem os seus trabalhos no evento os autores concordam com a publicação do resumo do trabalho da forma impressa, digital e/ou via Internet, não cabendo garantia de qualquer direito autoral ou de uso de imagem aos autores;

10.     FORMATAÇÃO:

10.1. CONFIGURAÇÃO DA PÁGINA: 1 página, tamanho A4, retrato, espaço simples, fonte Times New Roman 12 sem negrito, margens 2,5 cm (superior, inferior, esquerda e direita). O texto deve ser justificado. Figuras e tabelas são recomendadas e devem ser coladas como imagens e ajustadas ao tamanho limite de 1 página do resumo com informações legíveis

10.2. TÍTULO: Deverá ser centralizado preenchido da forma online durante o cadastro do trabalho e com fonte Times New Roman 12, letras maiúsculas.

11.     AUTORES

Cada trabalho poderá ter até 6 autores. O(s) nome(s) do(s) autor(es) devem ser inseridos online no momento do cadastro do trabalho. Caso haja impossibilidade de apresentação pelo autor, um dos seus co-autores poderá apresentar o trabalho, desde que inscrito no evento. Durante a submissão, confira com atenção se todos os autores foram inseridos no sistema e se os dados estão corretos, uma vez que não será possível editar ou incluir o nome de novos autores após a submissão do resumo;

12.     TEXTO

O texto do resumo deverá caracterizar o trabalho como um todo, ou seja, deverá conter uma introdução/justificativa, objetivo, metodologia, resultados, discussão e conclusão, não havendo, portanto necessidade de incluir esses itens no corpo do resumo. Os mesmos deverão ser redigidos em língua portuguesa ou inglesa.

13.     TABELAS E FIGURAS:

A inserção de tabelas e figuras que enriqueçam a apresentação dos resultados é recomendada, porém as mesmas não devem ocupar mais do que 40% do espaço do resumo e devem ser visíveis e com resolução adequada. A fonte dos títulos e rótulos de dados deve ser a mesma do texto e com tamanho superior a 9. A formatação do texto e das tabelas deve seguir o modelo a seguir.

 

A tilápia se destaca no cenário aquícola brasileiro por ser a espécie de peixe mais cultivada atualmente, com aproximadamente 254 mil toneladas. O sucesso na produção deve-se principalmente à facilidade em se adaptar a diversos sistemas de cultivo, dentre eles o cultivo em bioflocos. Com o objetivo de verificar a qualidade da água no cultivo da tilápia do Nilo Oreochromis niloticus em sistema de bioflocos e sob diferentes densidades de estocagem, foi realizado um ensaio na Estação de Aquicultura da UFRPE. Foram utilizados 12 tanques circulares de fibra de vidro (1000 L),  abastecidos com 800 L de água maturada oriunda de um cultivo anterior e com aeração constante. Peixes com 123 ± 4,11 g foram estocados nos tanques com bioflocos, perfazendo um delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos (15, 30 e 45 peixes.m-3) e quatro repetições. Os parâmetros analisados durante 128 dias de cultivo foram oxigênio dissolvido (mg.L-1), temperatura (ºC), pH, alcalinidade (mg.L-1 de CaCO3), amônia total (mg.L-1), nitrito (mg.L-1) e sólidos sedimentáveis (ml.L-1).

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente
Os resultados das variáveis físico-químicas da água estão apresentados na tabela 1. O oxigênio dissolvido e a alcalinidade total apresentaram uma relação inversamente proporcional à densidade de estocagem. Atribui-se, respectivamente, esses fatos ao consumo de oxigênio pela maior biomassa de peixes e principalmente pelo processo de oxidação da matéria orgânica acumulada nos tanques de cultivo, e ao consumo de carbono pelas bactérias. Por outro lado, os compostos nitrogenados (amônia total e nitrito) aumentaram com o aumento da densidade de estocagem, porém permaneceram em níveis aceitáveis durante todo o cultivo. A baixa concentração desses compostos foi devido à utilização da água de um cultivo anterior que continha uma comunidade bacteriana estabelecida, principalmente as Nitrosomonas e Nitrobacter, responsáveis pela conversão da amônia a nitrito e de nitrito a nitrato, respectivamente.

 

Conclui-se que o sistema de bioflocos pode ser empregado no cultivo da tilápia no Nilo (Oreochromis niloticus) nas densidades de 15 a 45 peixes / m-3, uma vez que as variáveis físico-químicas da água estiveram dentro dos níveis aceitáveis.

 

Apoio: CNPq, CAPES, Guabi

 

 

 

 

 

 

Instruções para a apresentação dos trabalhos

 

14.    APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

As apresentações dos trabalhos na forma oral e poster deverão ser elaboradas, conforme a seguir estrutura descrita abaixo:

 

v  Título e Subtítulo: inserir de forma centralizada na parte superior do pôster;

v  Autores: Nome completo dos autores, seguido das afiliações institucionais (nome, endereço e e-mails para contato);

v  Palavras-chave: 3 a 5 palavras-chave do vocabulário técnico ligadas ao tema do trabalho;

v  Introdução: Contextualização do tema

v  Objetivos: Objetivo geral e específicos do trabalho;

v  Materiais e métodos: Detalhes dos materiais e métodos utilizados no estudo;

v  Resultados: Apresentação dos principais resultados obtidos;

v  Discussão: Análise dos resultados obtidos e comparação com outros estudos;

v  Conclusão: Síntese das principais conclusões do trabalho;

v  Referências: Listagem das referências bibliográficas conforme a NBR 6023;

v  O título das apresentações deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

 

 

14.1. Oral

 

14.1.1. O número de apresentações orais nas Sessões Técnicas serão limitadas ao tempo disponível. A apresentação deverá ser realizada em português;

14.1.2. A duração máxima da apresentação será igual a 12 minutos;

14.1.3. A apresentação oral deve ser realizada com slides elaborados em Power Point ® (Microsoft) ou programas similares e exibidos por meio de um aparelho projetor de slides. Não serão fornecidos outros tipos de projetores, tais como transparências e vídeos.

 

14.1.4. Recomendamos aos autores que em suas apresentações:

 

a.                 Utilizem slides contendo textos objetivos, imagens e esquemas,

b.                 Utilizem fontes e cores nas dimensões e tons adequados à visualização,

c.                  Estimem o tempo da apresentação com base em 1 slide por minuto,

d.                 Ensaiem a sua apresentação com antecedência para que se encaixe no tempo disponível.

 

 

14.2. Poster

 

As apresentações dos trabalhos na categoria “e-poster” serão realizadas por meio de um toten digital para a projeção dos slides. As apresentações deverão ser elaboradas, conforme a seguir:

 

Estrutura do e-poster

v  Título e Subtítulo: inserir de forma centralizada na parte superior do pôster;

v  Autores: Nome completo dos autores, seguido das afiliações institucionais (nome, endereço e e-mails para contato);

v  Palavras-chave: 3 a 5 palavras-chave do vocabulário técnico ligadas ao tema do trabalho;

v  Introdução: Contextualização do tema

v  Objetivos: Objetivo geral e específicos do trabalho;

v  Materiais e métodos: Detalhes dos materiais e métodos utilizados no estudo;

v  Resultados: Apresentação dos principais resultados obtidos;

v  Discussão: Análise dos resultados obtidos e comparação com outros estudos;

v  Conclusão: Síntese das principais conclusões do trabalho;

v  Referências: Listagem das referências bibliográficas conforme a NBR 6023;

v  O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

 

Formatação

v  O arquivo da apresentação deverá estar no formato PPT/PPTX (Power Point ® Microsoft),  no modo retrato com tamanho 16 x 9. Clique AQUI para baixar o modelo a ser utilizado;

v  O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação;

v  Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula;

v  Procure não utilizar imagens muito pesadas como fundo dos slides para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio;

v  Utilize negrito nas letras, evite o itálico;

v  Utilize itálico para indicar nomes científicos e termos em outros idiomas.

v  Fonte (Arial) nos tamanhos:

n  Título geral: 14

n  Autores e afiliações: 8

n  Subtítulos (Introdução, objetivos....): 10

n  Texto 7 a 8

n  Títulos tabelas e figuras 6

n  Referências 6

n  Espaçamento 1 a 1,5

n  Todos os elementos devem estar legíveis a uma distância de 1,0 m;

v  Cores: Utilizar cores contrastantes para facilitar a leitura. Evitar excessos;

v  Evite textos longos e facilite a compreensão rápida pelo leitor;

v  Imagens e Gráficos: utilizar imagens de alta resolução, em quantidade adequada e relevante para o conteúdo apresentado;

v  Os autores podem incluir elementos interativos, tais como vídeos, a fim de tornar o tema mais atrativo, desde que sejam exibidos off line e dentro do tempo limite da apresentação;

v  O tamanho do arquivo não deve ultrapassar 30 MB;

v  Não serão aceitos os e-posters que estiverem fora das normas.

 

Envio

v  O e-poster deve ser enviado através do link disponível na área de inscrição do congressista. A liberação do envio será feita após o encerramento das avaliações, e o autor responsável pelo envio do pôster será informado por e-mail.

 

Apresentação

v  Os posters apresentados por alunos de cursos técnicos e de graduação devem ser revisados pelo professor orientador;

v  É obrigatório que ao menos um dos autores do trabalho apresente o poster, no dia, local e horário estabelecido pela Comissão Científica das Sessões Técnicas para os interessados. O não cumprimento deste requisito implicará na suspensão do certificado de apresentação do trabalho no evento;

v  O tempo máximo para a apresentação do e-poster será de, no máximo, 10 minutos.

 

15.    CERTIFICADOS

15.1. Os certificados dos trabalhos apresentados na forma oral e poster serão emitidos pelo autor responsável pelo trabalho no site do evento após a data limite indicada acima.

15.2. Os dados (Título e Nomes dos autores) serão aqueles fornecidos pelo autor/apresentador no ato da inscrição do trabalho.

15.3. Não serão permitidas modificações e /ou acréscimos posteriores para a emissão dos certificados.